domingo, 4 de maio de 2008

Fim do Mundo? Asteróide passará próximo à Terra em sexta-feira 13



Na sexta-feira, 13 de abril de 2029, o asteróide 2004 MN4 vai passar próximo à Terra, a uma distância de apenas 30.000km em relação ao solo - menos do que a distância a que pairam os satélites artificiais geosíncronos, que orbitam a 36.000km.

No momento de maior aproximação, o asteróide vai brilhar tanto quanto uma estrela de terceira grandeza, sendo plenamente visível a olho nu a partir da África, Europa e Ásia, mesmo para observadores em cidades iluminadas, segundo a NASA. Trata-se de um evento raro: a aproximação tão extrema de objetos cósmicos tão volumosos ocorre estatisticamente a cada 1000 anos, apenas.

Será uma sexta-feira 13 de sorte, pois o asteróide passará a uma distância tão curta sem causar danos ao planeta Terra. E nem sempre houve esta certeza: no final de 2004, pesquisadores do Programa de Objetos Próximos à Terra, da NASA, chegaram a calcular que havia uma chance de 1/60 de o 2004 MN4 colidir com a Terra nesta passagem de 2029.


Cratera causada por um meteoro com 12% do tamanho do 2004 MN4

A NASA e outras instituições da Europa, Ásia e Austrália estão envolvidas em um esforço para identificar e mapear até o final de 2008 pelo menos 90% dos estimados 1100 objetos de mais de 1km cujas órbitas se aproximam eventualmente da Terra. A partir de 2009, o esforço será ampliado, e passará a buscar também os objetos menores, a partir de 140m.


Prato do radar astronômico de Arecibo


Os dados conclusivos sobre a passagem do 2004 MN4 pela Terra em 2029 foram obtidos após observação direta pelo gigantesco radar astronômico de Arecibo, em Porto Rico. O 2004 MN4 tem 320m, e seu impacto seria capaz de devastar uma área do tamanho de Minas Gerais, se cair em Terra, ou de provocar uma gigantesca série de tsunamis, se cair no mar.


General Eiling: “A população deve manter-se informada sobre as efemérides”


Segundo o General Wade Eiling, coordenador do Programa de Objetos Próximos à Terra, da NASA, não há risco de o 2004 MN4 colidir com a Terra em 2029, mas como a gravidade terrestre irá desviar a trajetória do objeto, é impossível prever neste momento como será o próximo encontro. O General Eiling recomenda que toda a população mantenha-se informada sobre acontecimentos astronômicos, e que cada família defina um ponto de reunião ou contato de emergência caso seja impossível retornar à sua cidade ou estado, e que monte e mantenha seu próprio kit para deslocamento de emergência, com alimentos para 3 dias, remédios de uso contínuo, roupas de frio, lanternas e pilhas, um apito, snorkel e guarda-chuvas.

Impactos de asteróides e meteoros ocorreram diversas vezes na história geológica da Terra, e inúmeras crateras são testemunhos permanentes de seus efeitos cósmicos: destruição local, nuvens de poeira capazes de prejudicar as colheitas, extinções de ecossistemas e espécies, e até mesmo alterações magnéticas e geodésicas.

Sem comentários: