segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Europa vai a Mercúrio



Projecto conjunto com o Japão irá custar 350 milhões

Ficará em 350 milhões de euros e demorará cinco anos a construir. Depois, iniciará uma viagem de seis anos rumo ao centro do sistema solar. A European Space Agency (ESA) assinou um contrato para levar a BepiColombo - projecto europeu de sonda espacial não tripulada - a Mercúrio. A cerimónia realizou--se, em Friedrichshafen, Alemanha.

BepiColombo é o nome de um cientista, matemático e engenheiro, Giusseppe (Bepi) Colombo (1920- -1984), da Universidade de Pádua. A BepiColombo vai realizar o estudo mais abrangente de sempre sobre Mercúrio, tendo sido seleccionada pela ESA como uma das suas missões-chave em Outubro de 2000. Desde então, foram realizados vários estudos industriais e a sua avaliação levou à selecção da Astrium como contratante principal em 2006.

O lançamento da BepiColombo está previsto para Agosto de 2013, devendo chegar a Mercúrio em 2019, após uma viagem de seis anos em direcção ao sistema solar interior. É a primeira missão dupla a Mercúrio, com uma nave europeia e uma japonesa. O programa é desenvolvido como missão conjunta com a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (JAXA), sob liderança da ESA.

As duas naves tentarão responder a diversas questões, entre elas a origem e evolução de um planeta próximo da sua estrela-mãe, o estado do interior do planeta e respectivo campo magnético, assim como um teste à teoria de relatividade de Einstein," referiu Johannes Benkhoff, cientista da ESA. A Mercury Planetary Orbiter (MPO) da ESA transportará 11 instrumentos para estudar a superfície e composição interna do planeta, e a segunda nave espacial estudará a magnetosfera do mesmo.

Sem comentários: